ACEMA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA DE MARINGA

A ACEMA, entidade representativa da comunidade nipo-brasileira de Maringá, surgiu em 18 de junho de 1947, com a denominação inicial de MARINGÁ NIHONJINKAI (Associação dos Japoneses de Maringá) e representava 65 famílias de imigrantes aqui estabelecidas.
Neste mesmo ano, concomitante às atividades do MARINGÁ NIHONJINKAI, a geração jovem nipo-brasileira criou a sua própria associação, a SOCEMA - Sociedade Cultural Esportiva de Maringá.

A fusão destas sociedades em dezembro de 1972 deu origem à ACEMA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA DE MARINGÁ, que hoje congrega aproximadamente 2.000 associados.

Em 1978, a 20 de junho, dia comemorativo do 70º Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, foi lançada a pedra fundamental da atual sede social da ACEMA por suas altezas Príncipe Akihito e Princesa Michiko, herdeiros da Família Imperial do Japão, então em visita oficial ao Brasil.

A conclusão das obras ocorreu em outubro de 1980, sendo que constantemente novas obras de ampliação e melhorias são realizadas.

Visando a promoção de atividades esportivas, culturais e sociais, a ACEMA tem como princípio fundamental preservar e divulgar as tradições, os costumes e os ensinamentos da milenar cultura japonesa aliado ao desejo de contribuir através do trabalho, da dedicação e do amor à este País que tão bem acolheu nossos antepassados, para um mundo melhor.

Para alcançar seus objetivos, as atividades da Associação estão concentradas em diversos departamentos:

- Atletismo
- Beisebol e Softbol
- Canto
- Cultural (Taiko)
- Educação
- Fujim-Bu
- Futebol (Veteranos)
- Gate-ball
- Ikebana / Chá
- Salonismo
- Seinen-Bu (Ala Jovem)
- Shogui
- Social
- Tênis de Campo
- Tênis de Mesa
- Sauna / Piscina

Orgãos ligados diretamente a diretoria

- Assistência à Saúde
- Assuntos Jurídicos
- Eventos e Promoção - Imprensa e Divulgação
- Manutenção e Conservação do Patrimônio
- Cerimonial

Fontes: www.acema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário